descrição superior



Bem vindos! Vamos interagir com vocês, amigos e amantes das boas vibrações da vida. Tudo em harmonia conosco. Você que visita o blog terá a oportunidade de conhecer minhas crônicas,textos e comentários de auto-estima e do nosso bem maior- a vida, além de adquirir dicas dos meus trabalhos artesanais.



quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

CADÊ MINHAS LEMBRANÇAS ?

CADÊ MINHAS LEMBRANÇAS?

É impressionante como os lugares, as coisas, casas, paisagens, como as praças, a escola, a lanchonete, e até aquele banco de praça fazem a gente lembrar anos de vida que já se passaram!
Passei próximo, outro dia, na Praça Landri Sales e em frente ao Colégio Liceu e minhas lembranças afloraram; minha memória buscou aquelas maravilhosas tardes, quando saía da aula de educação física, na Escola Normal, onde conclui, com paixão, meu segundo grau, naquele tempo chamado de Pedagógico.
Eu e outras colegas íamos para casa caminhando, tempo aquele em que se podia sair por aí andando, olhando tudo, ou quase nada, porque vivíamos mais de sonhos de menina moça, do que a real fase da vida podia proporcionar.
É assim que se pode chamar de vida bela, boa, ao mesmo tempo, porque o que faz a vida, hoje, acontecer e quase não se perceber a sua passagem é a velocidade dos acontecimentos, por vezes,  unida com a velocidade do descobrimento ou conhecimento dos fatos.
Mas voltando ao Liceu, descobri e senti no fundo da alma e revivi todos aqueles passeios, no final de tarde, quando os estudantes do Liceu saiam das aulas. A Escola Normal, só de mulheres e o Liceu só de homens. Senti o encanto de adolescente, da época, o flerte, rápido e muitas vezes mudo.
Se rendeu algum namoro, casamento, claro, conheço vários que até hoje, vivem casados e muito bem, lembrando com certeza, como eu, aquela praça, aquele banco, e o velho jardim, como cantou, também na época, o admirável Ronni Von.

Realmente a imaginação, principalmente aquela que tira do baú da memória, não tem limites, assim como os sonhos, os que foram realizados e os que ficaram apenas em sonhos e continuam a povoarem os pensamentos e as lembranças. E o meu jeito de ser busca cada memória! E se não fosse?

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

NAMORANDO ETERNAMENTE




mensagens-para-o-dia-dos-namorados2.jpg





E sinto agora, como fui fisgada pensando nesses anos todos, de casada! Pois é, o segredo para um casamento namorado é a conquista que deve ser um processo dinamicamente permanente.
Os reveses da vida: falta de ânimo, de dinheiro (às vezes), aflições, trabalho, preocupações, filhos, podem atrapalhar essa conquista, mas as pequenas gentilezas : andar de mãos dadas, beijinhos de saída e chegada em casa, um copo d’agua, um cafuné, só para citar alguns, são gestos construtores do bom viver, namorando.
O que mata um casamento, e eu sempre penso  nisso, é achar que o outro é seu e está conquistado definitivamente. E a individualidade, quando se torna a garantia da personalidade? Esta por natureza estabelece a atração.
Um casamento é como um espetáculo, com palco e plateia, que tem de despertar a atenção, um do outro, tem que seguir um ritmo, e se possível embalado por uma sinfonia, nem empanturrando e nem deixando “a ver navios”, à míngua.
A espontaneidade nas gentilezas produz um ritmo nas atenções e intensões cotidianas, que levam muitas vezes, o casal a ser cada vez mais solidário, um para com o outro. Mas o que tem a solidariedade com o casamento?
A prática da sedução ou conquista proporciona ótimas oportunidades de aproximação, aconchego é o  transporte para expressões das vontades e desejos de cada um. Só manter o que é bom não é suficiente para continuar namorando no casamento, é preciso reinventar a roda, inovar e ser criativo na relação e na rotina.
Um jantar a dois, inesperado, um presentinho fora de qualquer data festiva, um bilhetinho amoroso, mesmo em tempo de whatsapp, um alô rápido no celular, fora de hora, tudo isso faz do dia a dia uma conquista, e um convite para namorar.
O casamento é um exercício diário e contínuo de aprendizagem e descobertas; é o despertar laborioso para a busca do autoconhecimento, do amar-se primeiro, do gostar e se auto aceitar, para então, reconhecer no outro o prazer da conquista  e  continuar namorando feliz no casamento. Assim é meu jeito de ser! Vamos conquistar?


quinta-feira, 6 de agosto de 2015

A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS




Quando acordei, hoje, logo agradeci a Deus pela oportunidade de acordar bem e me deliciar com a presença das pessoas ao meu redor. Foi ai que pensei: vou postar o texto sobre relações interpessoais.Amigos , espero que  gostem e tirem algum proveito dessas lições.







  1. Viver já implica uma relação. O fato de nascer já prescinde um elo, uma relação, uma interatividade.
  2. É muito importante ressaltar alguns princípios básicos das relações interpessoais:
     3       Fale com as pessoas – Nada é tão agradável quanto uma palavra de saudação, um oi, um olá, um alô.
    4.       Sorria para as pessoas – Nós movimentamos 72 músculos para fechar a cara para uma pessoa e somente 14 para sorrir. Sorrir é uma injeção de ânimo.
    5.       Chame as pessoas pelo nome – A melhor música para se ouvir ainda é seu próprio nome. Alguém me chamou?
    6.       Seja amigo e prestativo – Para ter amigos é importante ser amigo. Seja amigo de verdade.
    7.       Seja cordial – Fale, ouça e viva com prazer. A cordialidade fortalece a gente.
    8.       Demonstre interesse pelas pessoas – Você talvez não saiba o que elas sabem.
    9.   Seja generoso no elogio e cauteloso na crítica – Os fortes elogiam e os fracos rebaixam,  humilham.
    10.   Respeite os sentimentos dos outros – O que eu sinto é diferente daquilo que o outro sente.
    11.    Saiba ouvir e aprenda a elogiar. Elogios são pingentes para a alma.
    12.    Seja bom em tudo que se comprometer em fazer – O que realmente vale é o que fazemos e    não o que temos.



    O MEU JEITO DE SER É ASSIM! VAMOS NESSA?

sexta-feira, 12 de junho de 2015

O BOM É SER FELIZ


O bom mesmo é viver bem e muito feliz. Para que o deslanche para as vitórias ocorra, o caminho é longo e tortuoso, porém dinâmico, divertido e cheio de surpresas.
As surpresas são misteriosas, mas não impossíveis. E as questões, indagações e dúvidas são como alicerce para construção de um todo de vida.
Quando se fala de vida, lembra-se quase sempre de conquistas, de sonhos, de transformações dos sonhos em realidade.
Transformar sonhos em realidade é beber na fonte das inspiraçõs, é ir em busca do concreto, isto é, do sucesso, do bom, da felicidade.
A felicidade, como estado de alma, não é conquistada na inércia, ela é consequência de metas bem planejadas, de dedicação e determinação e mais ainda da força dos desejos e principalmente do compromisso com eles.
Na busca da felicidade, além dos sentimentos intrínsecos a esse estado mental, faz-se necessário a adoção de algumas posturas, tais como, disciplina, persistência, atitudes corajosas e valorização personalizada, ou seja, o valor de cada pessoa é inerente primeiramente, a ela própria, é o reconhecimento do seu valor.
A felicidade é o resultado da semeadura de todos esses valores para a colheita do êxtase das conquistas e das vitórias e daí do estado enlevado da alma.
A felicidade é momentânea, enquanto momento de vida, de uma vida inteira.

E o bom da vida é ser feliz e o meu jeito de ser é de viver feliz. E se não fosse...?

quinta-feira, 11 de junho de 2015

E ASSIM ME VEJO E ME SINTO


Neste momento de relax com este amanhecer, quero agora, agradecer a Deus pela imensa alegria e transbordante felicidade que me despertaram hoje.
Amanheci em plena paz e mergulhada em profundo sentimento de gratidão pelas lições da vida, pelo aprendizado de cada dia e pela coragem de absorver cada detalhe que até poderiam ser prioritários em minha vida. Ah! E falando em prioridade, eu gosto de lembrar que não necessariamente, está ligada em grandes realizações e ações. Basta reconhecer no prazer de um sorriso, não no sorriso de crocodilo, mas no sorriso verdadeiro; não no abraço de “lata”, mas no abraço que abraça; não no olhar de lagarto, mas no olhar que enxerga, aquele que lê e deixa-se ser lido; não na palavra vazia, sem significado, mas naquela com significância, e às vezes calada, ou até mesmo escrita, como já disse Madre Teresa de Calcutá: “ As palavras que não são de luz, aumentam a escuridão”; não no gesto frio, sem sentimento, mas naquele que ao pequeno toque é capaz de despertar a alma e a beleza que existem dentro de nós.

Viver é aprender sempre! E Cora Coralina, a sábia que muito admiro, já declarava: “O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes”. E Madre Teresa de Calcutá, só para finalizar essa reflexão, disse: “Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração”. É o meu jeito de ser.

terça-feira, 14 de abril de 2015

COMETA UM ATO DE PAZ



Vamos cometer um ato de paz?
Para nós não importará o tamanho,
Só importará o gesto.
Alguém, algum dia escreveu que um ato de paz é grandioso.
Vamos pensar juntos: Pode ser visitar os pais e ouví-los de coração aberto e paciente,com ternura e carinho.
Pode ser abraçar teu filho,fortemente e silenciosamente.
Pode ser olhar teu companheiro ou companheira,olhando fundo nos olhos da pessoa amada e deixando-se inebriar pelo perfume.
Pois  é, um ato de paz pode ser por um dia calmo,sem ruídos.
Um dia quando só se ouve e absorve as sensações.
Quando só se escuta sem nada dizer.
Um ato de paz pode ser acender uma vela ou um incenso em homenagem a você ou a alguém dos antepassados.
Pode ser aquele dia em que você nada diz, mas compreende tudo o que se passa ao teu redor.
O importante é cometer um ato de paz!
Seja que dia for da semana, do mês, do ano.
Vamos cometer um ato de paz!
Mas tem que ser com emoção...
Não use a razão, não subestime, nem fale.
Mantenha em silêncio o teu gesto.
Apenas cale e se emocione.
Não vale se pertubar, cale diante de si mesmo e mantenha o segredo até para você mesmo.
O silencio é o mestre da mente.Purifique-se, acalme-se e cometa-se a um gesto de PAZ.
Quem procura a paz, a encontra dentro de si mesmo.
FELICIDADES!




 



segunda-feira, 6 de abril de 2015

A VIDA

Oi amigos!
Apos tanto tempo sem postar aqui nesse espaço, venho com muita satisfação retomar a postagem de minhas cronicas e textos.                              





                                               A vida da gente é realmente muito dura,
ninguém vem a este mundo a passeio.
Nós viemos à trabalho.

E trabalho significa mudar as coisas.

Coisas que não estão certas, coisas que queremos que sejam melhores para nós e para os outros.


A vida materializa nossos pensamentos.
Cultivando medo, a falta de amor, o egoísmo e a descrença.
Conforme acreditamos, ela se torna.
Não é esse o caminho.

É ter consciência da realidade que se esconde atrás
da aparência.
É ver além dos cinco sentidos.
É enxergar com os olhos da alma.

Para receber é preciso primeiro dar.
Para atrair é preciso irradiar.
Essa é a força da vida.

Se Deus colocou tanta beleza, tanta vida,
tanta alegria e perfume em simples flores,
o que não terá feito com o Homem ?
Deus sempre faz o melhor.

Ele nos deu beleza, sentimento, alegria,
bondade e possibilidade de escolher.

A dor, o sofrimento, a maldade, o ódio, a ignorância vem
da nossa necessidade de perceber.
Deus permite o contraste para que possamos enxergar claro.
De que adiantaria acender uma luz na claridade ?
É nas trevas que ela é percebida.

Sem a tristeza, a alegria não seria apreciada,
sem a carência a abundância não teria significado.
Somos todos crianças na 'escola da vida'.
Durante nossa 'infância', precisamos experimentar
para ganhar senso de realidade.
O sofrimento é pano de fundo para que o bem seja notado.
Baseado na perfeição de Deus,
a natureza nos ensina isso. Basta olhar.
Não lhe parece que um Deus tão extraordinário,
tão criativo, que colocou tanta beleza,
tanto perfume na simplicidade de uma flor,
que enfeitou nosso mundo com um céu tão azul,
um mar tão belo, tudo para nos fazer felizes,
só nos destina felicidade e alegria ?!

A dor serve para nos levar aos cuidados da preservação.
É um alerta que nos adverte que algo não está bem.
Sem ela, não teríamos referencial.
Mas não adianta tentar consertar o mundo, e sim a nós mesmos.
Se conseguirmos corrigir em nós as coisas que sabemos que estão erradas, já teremos cumprido importante tarefa.

Temos que alimentar nossos sonhos . . .
Devemos sempre sonhar com coisas melhores,
coisas que desejamos realizar.
Sonhar e agir.
Sem ação os sonhos acabam morrendo de inanição.
Dentro de nós há toda a força que precisamos para
fazermos tudo o queremos na vida.
Essa força pode estar muito escondida, mas ela está dentro de nós, esperando que a descubramos.
Vamos dar uma virada em nossas vidas!
Começando por limpar da nossa mente os maus pensamentos.
Apague tudo que não presta dentro de você.

Sim, faça uma limpeza mesmo !
Arraste tudo para o lixo.

A tristeza, o medo, o pessimismo (esse, então, nem se fala !) e tudo mais que você considerar negativo e depressivo.
Tenhamos pensamentos positivos.
Você quer fazer sua vida ou quer que a vida lhe dê
a felicidade como uma benção, de presente ?
A felicidade geralmente tem que ser conquistada,
mesmo que para isso tenhamos que sofrer, chorar,
passar por momentos difíceis.
Mas tudo isso acaba, tudo é passageiro em nossas vidas
(exceto o motorista e o cobrador, o trocador!)
e aquele sofrimento que parecia não ter fim,
que parecia querer acabar com nossas vidas, passa,
finda e só não consegue ser feliz quem não
tenta ou quem pára de tentar.
Continue tentando sempre.
Você tem a vida toda pela frente para conquistar sua felicidade.
E o que é a felicidade ?
Bem, para mim é amar a vida, amar à si próprio,
amar e respeitar as pessoas como à você mesmo,
é olhar o azul do céu, escutar o canto dos pássaros,
enxergar o brilho do sol, sentir o cheiro das flores,
o vento tocar o rosto,
o riso de uma criança e com gosto agradecer à
Deus por tudo isto.
Você é e sempre será seu melhor amigo.
Por isso, desde já faça por você tudo aquilo que faria
pela pessoa mais querida.
Felicidade é compreender que recebemos essa existência
para aprender e não para exigir.
Nossa evolução depende das atitudes que tomamos
diante de cada acontecimento.
A garra em nos ajustarmos às leis da vida permite que
alcancemos a transformação que nos conduz à felicidade.
Ela está no próprio caminho e não na chegada, pois ela
é dinâmica e não estática.

Felicidade é um estado de espírito,
independe de coisas materiais e de outras pessoas.
Está em nossos pensamentos e nada nem ninguém nos pode privar dela, apenas nós mesmos!
Portanto, mãos à obra.
À obra de viver para fazer dos momentos a eternidade,
amando e respeitando nossos irmãos.
O Caminho que nos levará a felicidade começa em nós mesmos !
Um dia de cada vez ! !

( Desconheço o Autor )
 A vida é mesmo muito interessante.Há algum tempo que tenho este texto guardado em meus arquivos e nunca tinha postado porque nao sei a autoria. Chegou em minhas mãos pela net, li, gostei e arquivei. Fazendo , como faço sempre todo inicio de ano,aquela arrumação nas gavetas, e vou desapengando de algumas anotações, deparo-me com esse texto, muito próprio para o momento, e então resolvi postá-lo. Se alguém for o autor ou souber do autor, entre em contato que daremos os devidos créditos.