descrição superior



Bem vindos! Vamos interagir com vocês, amigos e amantes das boas vibrações da vida. Tudo em harmonia conosco. Você que visita o blog terá a oportunidade de conhecer minhas crônicas,textos e comentários de auto-estima e do nosso bem maior- a vida, além de adquirir dicas dos meus trabalhos artesanais.



quinta-feira, 3 de novembro de 2016

O BOM É SER FELIZ - Socorro Santos








Sabem aquele dia que a gente acorda, abre os olhos, agradece a Deus o dom da vida e pah!
Sou muito feliz, hoje! Esse acordar, despertar feliz favorece uma reflexão. Ser feliz...!Pensando bem, ser feliz é ter a coragem de se perder para reencontrar o caminho de volta; é ter a coragem de ser o autor de sua história e saber contá-la; é saber recomeçar; é falar mesmo sutilmente, de sua vida, de seus anseios e sentimentos, de suas angústias, e de seus medos.
Como disse Augusto Cury- “Ser feliz é saber falar de seus sentimentos e não ter medo deles próprios.” Ser feliz é reconhecer os caminhos percorridos e estabelecer diferenças vivenciais.
O bom mesmo é viver bem e muito feliz.
 Para que o deslanche para as vitórias aconteça, o caminho é longo e tortuoso, porém dinâmico, divertido e cheio de surpresas.
As surpresas são misteriosas, mas não impossíveis. E as questões, indagações e dúvidas são como alicerce para construção do viver.
Quando se fala de vida, lembra-se quase sempre de conquistas, de sonhos, de transformações dos sonhos em realidade.
Transformar sonhos em realidade é beber na fonte das inspirações, é ir em busca de sensações, isto é, do sucesso, do bom, da felicidade.
A felicidade, como estado de alma, não é conquistada na inércia, ela é consequência de metas bem planejadas, de dedicação e determinação e mais ainda da força dos desejos e principalmente do compromisso com eles.
Na busca da felicidade, além dos sentimentos intrínsecos a esse estado mental, faz-se necessário a adoção de algumas posturas, tais como, disciplina, persistência, atitudes corajosas e valorização personalizada, ou seja, o valor de cada pessoa é inerente primeiramente, a ela própria, é o reconhecimento do seu valor.
A felicidade é o resultado da semeadura de todos esses valores para a colheita do êxtase das conquistas e das vitórias e daí do estado enlevado da alma. O estado de felicidade.
A felicidade é momentânea, enquanto momento de vida, de uma vida inteira.
E o bom da vida é ser feliz e o meu jeito de ser é de viver feliz. E se não fosse...?

23 de agosto 2016

domingo, 21 de agosto de 2016

O LIMIAR DA SOLIDÃO

Acordei hoje com mil planos para o dia, mas a primeira notícia que soube ao acordar foi que uma amiga acabara de falecer. Pronto, tudo foi mudado num piscar de olhos, o dia se tornou diferente.
Agora estou a pensar no limiar da solidão, a perda de uma pessoa querida, a saudade, a falta, o vazio não tem compreensão que caiba a dimensão dos sentimentos nesta hora.
Só o tempo –enquanto vida- é capaz de promover uma acomodação para a alma.Pois só ele é o instrumento da vida que alavanca os pensamentos, as ações, e as atitudes.
Eu não falo em morte, pois é o concreto diante da vida, pois tudo que tem nascimento terá morte. Eu falo da falta e da saudade que ficam entre as pessoas, principalmente daquelas da vivência diária, os familiares e amigos mais próximos. E a solidão, um estado que gera angústia, que nos coloca diante de portas, pode ser de entrada ou de saída, mas que de alguma forma nos aponta chaves para abrir mundos, para explorar mundos, para vivenciar o conhecido e o desconhecido. Mundos que nos faz propor perguntas dos porquês das coisas, e para as quais não damos e nem temos respostas.
Flávio Gikovate, que gosto muito, diz que a solidão é boa e que devemos ficar sozinhos de vez em quando... e que ficar sozinho não é vergonhoso. Diz que ficar sozinho nos dá dignidade, nos faz estabelecer um diálogo interno e descobrir que temos forças. E mais, que a harmonia e a paz de espírito são encontradas dentro de nós mesmo.
Pensando bem, a solidão é uma postura solitária diante da vida. Só acontece quando nos deixamos conduzir por acontecimentos ruins, ou fatos inusitados, inesperados em nossa vida, ou então quando nos propomos, de forma saudável, escolher a solidão para buscar caminhos, vias de acessos para mudanças que queremos fazer em nossa vida, pode ser até um desapego, um desaprender, um desencontro.
Quando me refiro a pessoas que já fizeram a viagem de retorno, eu gosto de falar da fé que se deve ter em Deus para ouvir com o coração as respostas mais enigmáticas do cósmico, de Deus mesmo. Só com fé somos capazes de captar mensagens e acomodar os sentimentos diante do que se pode chamar mistério. Ficar só, ou buscar a solidão como método de reencontro de respostas nos aproxima e nos transforma em ser participativo do mistério divino. É preciso ter fé, embora com solidão. É preciso ficar só, embora do seu jeito. Esse é meu jeito de ser. O seu, qual é.


quarta-feira, 10 de agosto de 2016

CONQUISTA SEM ÊXITO, PODE?











Fico imaginando que às vezes no meio da labuta nos damos conta de que trabalhamos tanto e no final o êxito foi insignificante, (se é que se possa mensurar o êxito). O êxito para mim é êxito, não tem tamanho, nem largura, cabe dentro das expectativas lançadas no momento da gestação das ideias, para determinado assunto ou tarefa, ou objetivo, ou qualquer demanda do consciente.
Prefiro pensar em conquistas, parece-me uma palavra que tem mais significado, é recheada de vibrações, de energia. Até parece que tem âmago, essência. Uma substância concreta que nos faz acreditar que tentando a alcançaremos. Daí, eu posso conquistar e não ter êxito?Eu posso ter e não ter ao mesmo tempo?Parece um  tanto vazio falar em êxito sem  conquista. É como ganhar o jogo naquela partida e não levar o troféu do campeonato.
Conquista sem êxito é como ganhar na mega sena e não saber usufruir do dinheiro; é como caminhar sem destino, a gente chega ao lugar, mas não tem objetivo nenhum ali; é como a  gente brigar, reclamar de algumas coisas ou pessoas e continuar  do mesmo jeito, sem captar mudanças de comportamento ou atitudes ;  é igual a comer uma fruta exótica,pouco conhecida e ter a sensação de que não comeu; é como falar e não ser ouvido; é como olhar e não enxergar;  é finalmente como minha avó falava, “chover no molhado”.
Então conquistar é ter êxito, é sorrir do sonho que se realizou, é poder gritar aos quatro cantos do mundo (êpa! o mundo tem canto?) que se é feliz; que se sente a pessoa mais vitoriosa do mundo; que é tudo, que pode tudo.  
Afinal, conquistar é experimentar, vivenciar a plenitude da vida, refletida naquele minúsculo momento da descoberta da vitória. O meu jeito de ser é de sentir a magia da vida; o encanto divino das sensações. Portanto, é melhor pensar em conquistas com êxitos. Vamos nessa!
ESSE É MEU JEITO DE SER!


Socorro Santos- 10 de agosto de 2016






quarta-feira, 3 de agosto de 2016

PACIÊNCIA... TUDO DE BOM


E aí começa... Cadê meus óculos, onde coloquei...! Cadê meu celular... Perdi! Onde deixei , alguém viu? Quem sabe? Oh! Gente onde tá a chave do carro... Alguém viu? Quem sabe...?
É assim que o tempo programa nossa vida. E haja paciência e muito amor e carinho para não se aborrecer ou quem sabe viver no limiar da tolerância.
E ter paciência ou conhecimento de alguma coisa; assunto ou situação faz parte do bom viver, do bem querer, do estou aqui para tudo, para você, para mim, para todos.
Afinal, vivenciar e mergulhar com tudo numa união de mais de trinta anos é viver uma vida, onde o amor, o bom viver, a amizade e o respeito reinam sempre e são instrumentos básicos de um casamento que se mantém vivo, até nas pequenas miudezas da vida.
Prestar atenção aos pequenos detalhes e aos mínimos esquecimentos faz parte diante da imensidão do bem querer e do bom amar.
Não é preciso e nem significante virá “mãezona ou babá”, mas com um jeitinho, tudo se torna fácil, só precisa ter paciência e sorrir diante dos mínimos esquecimentos que são pequenos fatores resultantes da fase de dispersão própria da idade dos “entas”.
Ter lugar para tudo, e adquirir novos hábitos como colocar a chave sempre no mesmo lugar, e devolver o que pegou para sua própria caixa, são atitudes que tornam o dia a dia mais fácil.
Aconteceu com um amigo meu um fato inusitado: Recebi uma mensagem super interessante, dirigida a uma amiga sua, do meu amigo. Li e reli várias vezes, retornei a mensagem com risadas e daí comecei a pensar: E se não tivesse sido para mim, se fosse para a mulher dele? Aí a situação seria outra, as indagações... não quero nem pensar!
Viver conectado é muito bom. A tecnologia, hoje, é indispensável em nossa vida. Em tempo de WhatsApp, é bom também prestar atenção na hora de encaminhar uma mensagem, porque o que é doce poderá ficar amargo. A velha história de chamar a Maria, de Clara ou o José   de João, sempre na melhor hora!Fazer o que? De que jeito?Não é esquecimento, é dispersão!
 Para tudo tem um jeito! Qual é o seu? O meu é esse, escrevendo... e se não fosse!
Socorro Santos – 11.02.2016


segunda-feira, 7 de março de 2016

BUSCANDO CAMINHOS por Socorro Santos




Hoje eu me perdi nos cantos de Teresina; nos encantos dos encontros; no encantamento das pessoas.
Hoje aprendi que “perder-se é o caminho” (Ana Canas) porque nos encontros do caminho percebe-se que errar é encontrar. Fugir também é encontrar tudo e nada ao mesmo tempo, que é também o caminho.
Nos encantos dos cantos e quinas percebe-se que perder é ganhar, é caminho para aprender que a fé também é caminho para refletir o insondável; para imaginar que as certezas, assim como as dificuldades, são equipamentos para construção, onde nela, também, reconhecemos caminhos e até nos reencontramos.
Os tombos na vida mostram respostas – que são caminhos – para quase tudo.
Perder-se é também criar no tempo nuances poéticas e mergulhar no mundo com atitudes românticas – enquanto livres e independentes.
Perder-se é perceber abismos e transportá-los pelos caminhos como trampolim para as vivências poéticas – que são aquelas que notificam a alma, que insuflam as entranhas e o mais profundo do ser-essência.
Perder-se é sentir um coração aberto para as emoções – que são caminhos – realmente verdadeiras.
É preciso perder-se para refletir, para aprender que as lutas e batalhas só as conquistamos, enfrentando-as. Enfrentar também é caminho, inclusive para garantir o próprio caminho da vida.
Perder-se é também uma arte, que é o reflexo da vida, que, comungada com os encantos, cantos e encontros, justifica-se a própria vida.
Escrevi este texto muito inspirada nos encantos dos encontros pelos caminhos, com pessoas, que, de repente, suscitam uma reflexão – refletir é caminho.
Logo cedo fui atendida por um médico com o qual fiz exames e impressionou-me o encanto do tratar, do examinar, do ouvir, da atenção e do analisar; e por uma médica que se perdeu num sorriso acolhedor e num modo singular de ouvir e encaminhar a consulta.
Muito feliz no encontro, falamos dos filhos e, emocionada, ela lembrou a indagação de seu filho: Mãe, os números não tem fim? Perder-me foi a solução para encontrar caminhos, perder-me para escrever um texto – que é também caminho – e assim como os números, os sentimentos, as coisas da alma e o amor não têm fim.

É com amor que tudo se enfrenta e tudo se vence e se encontra caminhos. E com o meu jeito de ser vamos nos perder para encontrar os caminhos. VAMOS?

QUANTOS DESAFIOS







Não importam os desafios, se pequenos, grandes, fáceis ou difíceis.
Sempre surgirão outros e novos desafios.
Viver é desafiar! É vencer! É gritar ao mundo, não importa se o interior ou exterior, a sua vitória ou aquilo que alcançou.
Sentir-se vivo é saber que tem muitos desafios pela vida e que eles se tornam estímulos para tudo, até para respirar.
Vencer desafios é viver plenamente porque a capacidade de desafiar os desafios nos conduz ao sucesso daquilo que sonhamos que planejamos que pedimos e que queremos.
Não  importa o tamanho do desafio, intensidade, se altos ou baixos.
O que realmente vale é saber que eles são crescentes, porque crescentes também são os dias, meses, anos, e o tempo. Portanto, os desafios tornam a vida mais rica, mais desafiadora, mais estimulante e dinamicamente mais bem vivida e feliz.
 Não vale deitar numa rede, de cor amarela, com lindas varandas, aquelas feitas pela vovó, sacudindo a perna e esperando  novos ventos. Desafie até o vento, e comece a agir, senão valiosos dias da vida serão desperdiçados.
Desafiar também é superar. A superação das dificuldades são testes para se conhecer a capacidade de vencer a própria dúvida. E estas são alicerces para o enriquecimento do viver pleno.
 São das dúvidas que surgem as verdades, porque são pontos de partida para a busca do conhecer cotidiano. Mesmo sabendo que a minha verdade poderá não ser a sua verdade.
E vai ter outro jeito? Este é meu jeito de ser. E se não fosse?



quinta-feira, 3 de março de 2016

AVISTANDO CAMINHOS










Hoje, amigos, amanheci avistando caminhos, e refleti o seguinte: Quando buscamos algo para nossa vida, lembramos costumeiramente, da palavra SORTE, ou falta dela.
Eu penso que a falta de sorte só preocupa o acomodado, o não atualizado, aquele que de certa forma, espera sentado, ou melhor, deitado numa rede, de frente para TV, na sala das visitas, que a sorte o encontre.
Eu penso também, que a gente é quem tem que ter um plano pessoal de vida e correr atrás dos objetivos traçados.
Significa, portanto, ter atitudes, ter garra, vontade e desejo de conhecimentos, vontade de crescer pessoal e profissionalmente, seja em qualquer idade, com 20, 30, 40, 50 ou 70 anos.
Para achar a sorte não importa a idade, quando nossa mente é aberta e atual, está ligada no mundo e na vida, e voltada para o presente com fé no amanhã.
O que eu quero dizer é que só nós podemos fazer isso por nós. Ninguém fará nada para isso acontecer. Só nós podemos fazer. Só nós podemos construir nosso perfil, para falar um termo mais atualizado.
Agindo, assim, o fantasma da falta de sorte é extirpado da nossa alma.
O mundo, a sociedade, as instituições, a própria vida cotidiana, buscam cabeças pensantes, criativas e arejadas. Buscam pessoas com ideias e atitudes inovadoras, e de certa maneira, inéditas, a exemplo dos milionários da engenharia da computação com suas incríveis criações.
Finalmente, é bom lembrar que nos entremeios da vida, precisamos administrar nossos sonhos, sem abdicar de viver a vida plenamente, isto é, precisamos ter sabedoria para o tempo, sem esquecer que o dia tem 24 horas e que 8 horas são para o sono, 8 horas para o trabalho e as outras 8 horas para o lazer e cultura e outras coizitas mais...
Se por infortúnio, algum desses itens for extrapolado, ou relaxado, correremos sérios riscos de desequilíbrios, prejudiciais a nós mesmos, a nossa vida, a nossa família e ao nosso futuro principalmente, pois este se torna presente, cada vez mais rápido. E o meu jeito de ser, é de viver o presente, consertando os erros do passado, para viver feliz o hoje, que dele dependerá o próprio futuro, que já é o presente.

Será que avistamos algum caminho? O meu jeito de ser, diz que sim. Olha ele lá!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

VOCE É CRIATIVO - VEJA COMO TORNAR-SE MAIS CRIATIVO

                




   Saiba que você tem um tesouro em sua cabeça; 
  Escreva pelo menos uma ideia por dia;                 
  Escreva seus objetivos de vida, a longo, médio e curto prazo;
  Faça sempre anotações, não confie na memória;
  Faça um banco de dados de suas ideias: 
  Observe tudo e aproveite suas observações;                
  Seja curioso e faça com que os outros se sintam importantes; 
   Aprenda a escutar e ouvir. Utilize olhos e ouvidos;                
  Descubra novas fontes de ideias (livros, revistas, pessoas, etc.);              
   Compreenda primeiro e julgue depois;       
   Mantenha sua mente sempre ligada, aberta para tudo; 
  Seja otimista e positivo;               
  Medite todos os dias (pense);
   Descubra suas dificuldades, converse com alguém sobre elas e ache soluções;.                                          
  Construa grandes ideias a partir das pequenas do seu banco de ideias;               
  Evite coisas que enfraqueçam sua mente;
   Mentalize grandes metas e objetivos;      
   Aprenda a fazer perguntas, indagações;       
  Coloque suas ideias em ação;
  Ocupe seu tempo com sabedoria.        
 Todo processo criativo compreende, preparação, elaboração, síntese e verificação.        
 Tente ser criativo.
  Encontrei este texto nas minhas gavetas quando estava fazendo uma faxina de  desapego.                     Reli e achei proveitoso repassar.            
  Desconheço o autor



     Teresina, 23 fevereiro 2016

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

INTERATIVIDADE PARA VIVER MELHOR




Em tempos de conexão ilimitada, fico horas e horas a pensar...É a vez de ficar muito atento para ao que acontece ao nosso redor...Compartilhar é também interagir.



Pensando bem, não estamos mais no tempo do “ERA UMA VEZ”, “NA MINHA ÉPOCA”, “HÁ ALGUM TEMPO ATRÁS”, “EM TEMPOS IDOS”, “NO MEU TEMPO”, estamos no mundo da velocidade de comunicação, portanto temos o compromisso de viver antenados, conectados e atentos a tudo em nossa volta, interagindo com tudo e com todos.
Pensando nisso, resolvi destacar neste texto, artimanhas e atitudes para melhorar a convivência com os outros e a nós mesmos lembrando que é bom OLHAR AS PESSOAS NOS OLHOS, cumprimentando-as sempre com um APERTO DE MÃO, e alegremente PRESTANDO ATENÇÃO NA PESSOA, sem desviar o olhar, e em caso de dúvida PERGUNTAR, sem esperar que o outro adivinhe o que se quer.
QUESTIONAR sempre, quando não entender o que ouviu, de modo firme, calmo, objetivo, sem subterfúgios, procurando PALAVRAS DE ENTUSIASMO e reforçando o olhar para OS GESTOS, seus, e do outro, lembrando sempre que o CORPO FALA.
Começar a  interagir chamando as pessoas pelo nome e nunca diga ISTO TÁ ERRADO, troque pela pergunta O QUE VOCE ACHA? A interatividade  fala mais alto, principalmente em caso de negócios, vendas ou parcerias, e o RESPEITO fica aparente com o que será negociado, principalmente quando se EVITA COMPARAÇÕES e se desenvolve a EMPATIA.
No trabalho é importante  atentar para as promessas, CUMPRINDO-AS , sem protelação  e sem esquecer  de cumprir uma rotina de PLANEJAMENTO,REVISÃO E  APRAZAMENTOS , alcançando desta maneira, A ORGANIZAÇÃO.
CRITICAR POSITIVAMENTE E ACEITAR CRITICAS, sem tristeza ou irritação, sem subestimar as pessoas, principalmente se estas forem parceiros, concorrentes ou adversários.
GUARDAR SIGILOS, SER EXPLÍCITO, pois algo poderá ser óbvio para você e não ser para o outro e, como somos humanos, sujeitos a falhas, PERDOAR,  posicionando-se  de igual para igual como pessoa humana, sem contudo, esquecer a hierarquia , em caso de trabalho.
SER SOLIDÁRIO e ATENCIOSO, TIRAR PROVEITO DOS ENSINAMENTOS DA VIDA DIARIA, sem CULPAR NINGUEM, reforçando as ações NOS ACERTOS E DESLANCHANDO OS ERROS E nas dificuldades procurar SOLUÇÕES E NÃO CULPADOS.
VAMOS NESSA QUE A VIDA É BELA!ESSE É MEU JEITO SE SER!

                                                                                                          

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

COMO FAZER ACONTECER



  • 1.       Visualize com detalhes como se tudo já estivesse acontecido;
  • 2.       Dê o primeiro passo, no limiar do primeiro lampejo. (intuição);
  • 3.       Faça tudo de corpo e alma;
  • 4.       Faça tudo com boa vontade e prazer;
  • 5.       Seja otimista;
  • 6.       Concentre-se nos seus pontos fortes;
  • 7.       Concentre energia e evite a procrastinação;
  • 8.       Decole e vá se aperfeiçoando em pleno voo;
  • 9.       Esteja sempre focado na busca de soluções;
  • 10.   Crie condições favoráveis para suas ações;
  • 11.   Seja natural e crie espaço para a natureza agir;
  • 12.   Pense sempre nos riscos e nas consequências de suas ações;
  • 13.   Neutralize os palpiteiros inconsequentes;
  • 14.   Evite ludibriar ou lucubrar, não desperdice tempo;
  • 15.   Seja uma pessoa transparente;
  • 16.   Seja generoso consigo e com os outros;
  • 17.   Aja sempre com a postura do ganho-ganha;
  • 18.   Confie em sua força interior; Tenha fé;
  • 19.   Busque excelência, sempre, em suas ações;
  • 20.   Chute a acomodação e o imobilismo para longe de você.

  • Tem momento, na vida da gente , que é preciso um “debruçar-se” para encontrar uma luz e fazer acontecer. Às vezes é difícil encontrá-la, mas nunca impossível.
  •  Observe esses pontinhos que acabo de enumerar. Serão eles um rosário a ser rezado todos os dias
  • .Os benefícios surgirão despercebidos e de uma forma leve e moderadamente amadurecida
  • .Faça bom proveito, e com seu jeito de ser, FAÇA ACONTECER e seja feliz!